segunda-feira, 12 de junho de 2017


A Polícia das Famílias

Jacques Donzelot


O Livro Apresenta a História Social da Família do Século XVIII ao Início do Século Xx. o Autor Analisa a Definição de Família Construída Pelas Camadas Burguesas do Antigo Regime, as Formas Pelas Quais Essa Definição se Estendeu a Outras Classes Sociais, o Conjunto de Tecnologias Políticas Que Investiram Sobre o Corpo, a Saúde e as Condições de Vida a Partir do Século XVIII,  e as Transformações no Seu Conceito Considerando as Práticas de Atendimento às Crianças, a Posição da Mulher e Suas Atribuições e a Função Política do Chefe de Família. o Livro Também se Dedica à Discussão Sobre a Emergência do Trabalho Social e Sua Manifestação Nos Âmbitos Judiciário, Psiquiátrico e Educacional a Partir da Infância Patológica, e Analisa a Propagação da Psicanálise e Sua Interferência na Compreensão da Sexualidade Humana. o Livro Permite ao Professor Discutir os Papéis Familiares e Sua Relação Com as Políticas Sociais e as Formas Históricas de Organização Familiar.



Baixar livro: https://goo.gl/g9QdrE

domingo, 11 de junho de 2017

Apostila para Concurso - Assistente Social



Dá para aprender bastante sobre a teoria resolvendo as questões de prova anteriores. Além de ficar esperto para o que é mais cobrado daquela matéria, você acaba assimilando muito pelos comentários  das respostas.


Nesta apostila, além das Questões Comentadas você encontrará: 

*Conteúdo ilustrado;

*Esquema de memorização;
*Dicas rápidas “para gabaritar”
 *Conteúdos completos e atualizados; 
*Questões para treino. 


Além disso, você terá acesso a um brinde especial que juntamente com a  Apostila de Questões Comentadas de Serviço Social serão seu grande alicerce durante o processo de preparação. 


➡️       Confira em www.euassistentesocial.com.br

📚     Bons estudos! 😉👍🏼📚



sábado, 10 de junho de 2017

Concursos para Assistentes Sociais - Inscrições em Junho!!




Concurso Público Prefeitura de Cafeara-PR - 30 h.
Edital 01/2017 
Inscrições até o dia 16 de junho de 2017



Processo seletivo Prefeitura de Patos- Estado da Paraíba - Edital nº 002/2017

*Vencimentos (R$)
30 h - 2.200,00
20 h - 1.725,00

Inscrições até o dia 18 de junho 2017


.
.
.


quarta-feira, 7 de junho de 2017

QUESTÕES COMENTADAS - Serviço Social - Estatuto da Criança e do Adolescente

Vamos fazer um revisão de alguns pontos do Estatuto da Criança e do Adolescente através de questões ? 
A dica é para quem estuda para concursos. Dentro do plano de estudo a resolução de questões desenvolve um grande passo o seu sucesso. Então, faça o máximo de questões comentadas possível, não apenas como complemento de estudo, mas como parte do seu quotidiano de  preparação.

Questão 01

Então, vamos responder essa questão da Banca AOCP deste ano 2017. Prova da EBSERH. 

A respeito dos direitos da Criança e do Adolescente, presentes na Lei 8069/93, assinale a alternativa correta.

a) A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 1 ano, salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária.

b) A colocação em família substituta farse-á mediante guarda, tutela ou adoção, independentemente da situação jurídica da criança ou adolescente, nos termos desta Lei.

c) O adotante há de ser, pelo menos, dezessete anos mais velho do que o adotando.
  
d) A falta ou a carência de recursos materiais constitui motivo suficiente para a perda ou a suspensão do poder familiar.

 e) É dever da família velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.



Resposta...? ⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️⬇


COMENTÁRIO DA QUESTÃO: 

Essa ficou fácil depois da dica que postamos aqui!
 A questão reproduz, literalmente, o art. 28 da Lei 8069/90 #ECA: “A colocação em família substituta far-se-á mediante guarda, tutela ou adoção, independentemente da situação jurídica da criança ou adolescente, nos termos desta Lei”. GABARITO: (LETRA B)


Mas vamos observar alternativa por alternativa para saber por que as demais estão erradas:

Assertiva "A" INCORRETA A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 2 anos,  e NÃO 1 ano como coloca a assertiva daí o erro.

Assertiva "C" INCORRETA -  Pois  podem adotar os maiores de dezoito anos OK –  havendo a necessidade de que entre o adotante e adotado haja diferença mínimade dezesseis anos. Ou seja,  adotante há de ser, pelo menos, 16 anos mais velho do que  o adotando.

Assertiva "D" INCORRETA Segundo o ECA, a falta ou a carência de recursos materiais NÃO constitui motivo suficiente para a perda ou a suspensão do poder familiar.

Assertiva "E" INCORRETA – Pois não é só dever da família velar pela dignidade da criança e do adolescente, mas siim é dever de todos (família,  sociedade e  Estado ) velar por essa proteção Art. 18.

GABARITO: (LETRA B)






Questão 02


Vem, vem que ainda dá tempo revisar para o #TJSP !! 

Apostila Serviço Social QUESTÕES COMENTADAS TJ/SP banca VUNESP. Adquira através do site:https://goo.gl/rGbbsX 







Resposta...? ⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️⬇

COMENTÁRIO DA QUESTÃO: 

Olha uma questão do último concurso TJ/SP para analista. Vamos responder analisando cada uma das assertivas:

a) Incorreta -  Segundo o disposto legal a adoção atribui a condição de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessórios,sem nenhuma diferenciação.

b) Incorreta - Pois, não podem adotar os ascendentes e os irmãos do adotando.

c) Incorreta - Visto que essa modalidade  configura-se  como  adoção unilateral. Que atribui a condição de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessórios, desligando-o de qualquer vínculo com pais e parentes, salvo os impedimentos matrimoniais.

d) Incorreta- Pois é vedada a adoção por procuração.
  
e) Correta- Independentemente do estado civil, os maiores de 18 anos podem adotar, sendo que quem adota tem que ter uma  diferença de 16 anos de idade do adotando.

GABARITO: (LETRA E)

Revisão para o #TJSP!!  Apostila Serviço Social QUESTÕES COMENTADAS TJ/SP banca VUNESP. Adquira sua apostila através do site: goo.gl/rGbbsX




Questão 03


Mais uma questão!! Banca CESPE ano de 2016. Prova: Auditor de Controle Externo - Área Administrativa - Serviço Social.

































Resposta...? ⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️⬇


COMENTÁRIO DA QUESTÃO: 

Vamos à resposta. Em regra, a criança ou adolescente deve ser mantido em sua família de origem. O ECA estabelece que a condenação criminal do pai ou da mãe NÃO implicará a destituição do poder familiar, exceto na hipótese de condenação por crime doloso, sujeito à pena de reclusão, contra o próprio filho(a). Para tanto, a lei garante a convivência da criança e do adolescente com os pais privados de liberdade por meio de visitas periódicas, isso independentemente de autorização judicial. Portanto, tanto a 1ª parte da questão quanto a 2ª estão erradas, pois para que ocorra tutela tem que ter havido perda ou suspensão do poder familiar o que não é o caso. 

GABARITO: (ERRADO)


📚Quer aprender mais com questões comentadas?? Apostila para concurso - Questões Comentadas de Serviço Social.  
        

Visite o site: www.euassistentesocial.com.br








#concurseira#sso#TJSP#foco#sp#VUNESP#servicosocial#euassistentesocial #seso#vagasassistentessociais#serviçosocial #EBSERH
#euassistentesocial#CESPE#assistentesociais #dicadeestudo
#concursoservicosocial #questões#AnalistaJudiciário #questões



terça-feira, 6 de junho de 2017

Dica de estudo: Família substituta: guarda, tutela ou adoção


Dica de Estudo - A colocação em família substituta, enquanto medida de proteção prevista no ECA, é concedida mediante guarda, tutela e adoção.

É direito fundamental de toda criança e adolescente ser criado e educado no seio de sua família natural, e EXCEPCIONALMENTE, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária (art.19, ECA).
Mas, por que excepcionalmente? Porque, como na hipótese em que a família natural não seja capaz de garantir direitos e garantias decorrentes do princípio da proteção integral (maus-tratos, abandono, dependência a entorpecentes, orfandade etc), promover-se-á a colocação da criança e adolescente, sempre tendo em vista o melhor interesse destes, em uma família substituta, esta que compreende três espécies: a guarda, a tutela e a adoção.


Concurso Público: Instituto de Previdência Municipal de Praia Grande (IPMPG)


SAIU EDITAL – Instituto de Previdência Municipal de Praia Grande (IPMPG) - São Paulo - EDITAL N° 01/2017. São 30 horas semanais.

Inscrições: Até 29/06/2017

sexta-feira, 2 de junho de 2017

“Justiça Juvenil no Brasil e América Latina”.

 Webconferência sobre “Justiça Juvenil no Brasil e América Latina".

Parceira da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente,  ENS  e UNICEF.

Acompanhe a transmissão em:
 http://ens.sinase.sdh.gov.br/ens2/


quinta-feira, 1 de junho de 2017

SAIU EDITAL - Concurso público Universidade de Rio Verde (UniRV)


SAIU Edital Concurso Público Universidade de Rio Verde (UniRV), para o provimento do cargo efetivo de Assistente Social. Local de atuação Rio Verde.
06 Vagas = 02 ampla concorrência + 04 cadastro de reserva.
Ahh e a Prova!! Prova de múltipla escolha com uma única alternativa correta, sendo 15 de Língua Portuguesa e 25 de Conhecimentos Específicos.


Portanto, vamos estudar! Material para estudo confira em: www.euassistentesocial.com.br

Inscrições: 01/07/2017 até 10/07/2017 
Prova: 30/07/2017 




Concurso EBSERH

  📅 ÚLTIMOS DIAS! Estude para a EBSERH com resolução de questões com gabaritos comentadas por professores!  O que você encontrará no nosso ...